• Português (Brasil)
Home EQUIPE DA INOVA

Equipe da Inova

A equipe permanente da INOVA possui formação multidisciplinar e está apta a compor, com seus consultores associados, equipes capazes de oferecer as melhores alternativas de solução aos desafios e problemas de seus clientes.

Sócios Diretores

Antônio Maria Gomes de Castro

Engenheiro Agrônomo, PhD em Análise de Sistemas Agrícolas (Universidade de Reading, Inglaterra). Possui larga experiência em gestão e em pesquisa pela Embrapa. Atuou como consultor nacional e internacional em gestão da inovação; em prospecção e elaboração de planejamento estratégico em instituições publicas e em organizações de P&D. Coordenou e participou de diversas pesquisas de avaliação de programas (avaliação de necessidades, de resultados, de processo e de impactos). Sua formação e experiência incluem desenvolvimento de metodologias e abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa. É também Professor de Pós Graduação da Universidade de Brasília e do Curso de Mestrado Profissional em Agroenergia, da Fundação Getúlio Vargas/ESALQ/ EMBRAPA.

Suzana Maria Valle Lima

Psicóloga Organizacional, PhD em Sociologia (Organizações Complexas), pela Universidade de Wisconsin, Estados Unidos. Possui larga experiência em gestão de recursos humanos e em pesquisa pela Embrapa. Atuou como consultora nacional e internacional em gestão da inovação; avaliação de instituições de P&D; analise prospectiva e elaboração de planejamento estratégico em instituições publicas e em organizações de P&D. Coordenou e participou de diversas pesquisas de avaliação de programas (avaliação: de necessidades, de resultados, de processos e de impactos). Sua formação e experiência incluem desenvolvimento de metodologias; abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa. É também Professora de Pós Graduação da Universidade de Brasília e do Curso de Mestrado Profissional em Agroenergia, da Fundação Getúlio Vargas/ESALQ/ EMBRAPA.

Luis Fernando Vieira

Estatístico, PhD em Economia de Recursos Naturais pela Universidade de Rhode Islands, Estados Unidos. Possui larga experiência em gestão e em pesquisa pela Embrapa. Coordenou a gestão de carteiras de projetos de pesquisa da Embrapa e participou de diversas pesquisas. Atuou como consultor nacional e internacional em gestão da inovação, em organizações de P&D, conceituando, modelando e desenvolvendo projetos pilotos de “prova de conceito” para aplicação de parcerias público-privadas. Coordenou a nível internacional a articulação de projetos em rede para o desenvolvimento de pesquisas em cooperação com as principais instituições de pesquisa européias. Participou como professor convidado do Curso de Mestrado Profissional em Agroenergia, da Fundação Getúlio Vargas/ESALQ/ EMBRAPA.

Eduardo Paulo de Moraes Sarmento

Economista, Mestrado em Administração pela UFRJ/COPPEAD. Larga experiência em gestão e em pesquisa pela Embrapa. Consultor em gestão da inovação. Coordenou a gestão de carteiras de projetos de pesquisa e a implantação de Sistemas de Organização da Informação na Embrapa. Foi Diretor Executivo da Embrapa e Diretor Superintendente da Fundação Ceres com atribuições de definição de políticas e estratégias empresariais orientadoras da gestão dos recursos da empresa visando sua sustentabilidade.